Como descalcificar cafeteira Nespresso (vídeo)

Um dos cuidados mais importantes que você deve ter com sua cafeteira é fazer a descalcificação da máquina regularmente. Esse procedimento vai garantir o funcionamento adequado da sua máquina de café, evitando que ela apresente alguns problemas comuns (como mal funcionamento e até entupimentos). Por isso, vamos falar neste post porque é importante fazer a descalcificação, quando você deve fazer a descalcificação, o kit de descalcificação, e como descalcificar cafeteira Nespresso.

Porque precisamos descalcificar cafeteira Nespresso?

O processo de descalcificação é algo comum à todas as marcas de cafeteiras. Dentro de um determinado prazo (ou volume de café feito na cafeteira), as fabricantes recomendam fazer a descalcificação do equipamento. E porque precisamos fazer isso?

É simples: por conta de detritos minerais presentes na água, que podem se acumular na tubulação interna da cafeteira com o passar do tempo. Esses resíduos depositados no interior da cafeteira podem causar o entupimento da máquina, provocar superaquecimento e outros problemas que vão te dar muita dor de cabeça – além do prejuízo. Veja mais detalhes interessantes sobre a descalcificação das cafeteiras neste post aqui.

Quando fazer a descalcificação da sua Nespresso

A orientação das fabricantes é bem parecida a respeito do período em que você deve tomar o cuidado de descalcificar sua cafeteira. E tem também alguns sinais comuns que a cafeteira dá, avisando que está na hora de fazer a descalcificação. Normalmente, quando esses sinais aparecem, você não deve esperar muito para fazer a descalcificação da cafeteira.

No caso da Nespresso, ela recomenda que você realize a descalcificação da sua máquina, regularmente, a cada 600 cápsulas, (dependendo do modelo da sua cafeteira), ou pelo menos uma vez por ano.

Mas esse prazo, apesar de ser fornecido pela própria Nespresso em seu site, não é uma regra. O período ideal da descalcificação das cafeteiras pode variar de acordo com a dureza e pureza da água, e com a frequencia de utilização da sua máquina de café. Se você quiser saber o período exato de descalcificação da sua cafeteira, entre em contato com a assistência técnica da Nespresso.

Descalcificar Nespresso com vinagre?

Na internet, você vai encontrar várias pessoas ensinando algumas receitas de como fazer a limpeza interna da sua cafeteira usando vinagre. Nossa recomendação é NÃO FAÇA ISSO!

Essa é uma daquelas economias que não valem a pena. Além de poder causar danos internos, sua cafeteira vai ficar com um cheiro (muito chato) de salada. Os cafés que você fizer nela, então… nem se fala!

Neste post nós explicamos porque você deve usar o seu vinagre apenas na salada – e não na sua cafeteira.

Kit de descalcificação Nespresso

Como veremos a seguir, o processo de descalcificação utiliza um kit, que pode ser adquirido em sites especializados ou no site da própria Nespresso. Esse kit é composto de um produto químico especial, que solta as impurezas acumuladas na tubulação da cafeteira.

Na maioria das vezes, uma mesma solução descalcificante pode ser usada em diversos modelos de cafeteira. Mas de qualquer forma, siga as instruções de descalcificação apropriadas para a sua máquina.

Como você pode imaginar, esse produto é bem forte, e contém ácidos poderosos. Por isso, manipule com cuidado e, se possível, utilize proteção nas mãos e rosto para que não entre em contato com a pele e os olhos.

Vídeos: Como descalcificar cafeteira Nespresso

O processo de descalcificação é simples, e constitui, basicamente, de utilizar a cafeteira com a solução descalcificadora. Fique atento ao processo de limpeza depois de utilizar a solução, para eliminar qualquer restinho da solução que fique na cafeteira.

Para facilitar ainda mais o entendimento de como fazer a descalcificação, listamos o processo na forma de vídeo, para que você não tenha dificuldade em fazer na sua casa.

Importante: Na dúvida sobre como proceder, ou qual kit de descalcificação é o adequado para sua Nespresso, leia sempre o manual de instruções da sua cafeteira. Veja alguns manuais de instrução Nespresso aqui no site para download (em PDF).

Como descalcificar a cafeteira Nespresso Inissia

  1. Ligue a máquina. Antes de iniciar o processo de descalcificação, não se esqueça de remover as cápsulas. Esvazie o recipiente de cápsulas usadas e o tabuleiro de gotejamento.
  2. Coloque um recipiente com capacidade até 1 litro debaixo da saída de extração de café.
  3. Encha o depósito de água com 500 ml de água e adicione a solução de descalcificação Nespresso.
  4. Para ativar o modo de descalcificação, espere até que os 2 botões parem de piscar. Em seguida, pressione simultaneamente os dois botões durante 3 segundos. As luzes começam a piscar rapidamente para indicar que o modo de descalcificação é ativado.
  5. Pressione o botão “Lungo” para dar início ao processo de descalcificação.
  6. Assim que o fluxo tiver terminado, encha novamente o depósito de água com a solução já utilizada. Pressione o botão “Lungo” e deixe a solução de descalcificação fluir totalmente pela máquina.
  7. Para terminar, esvazie e enxague cuidadosamente o depósito de água. Encha-o novamente com água potável. Pressione o botão “Lungo” para esvaziar totalmente o conteúdo do depósito de água. Esvazie e enxague o tabuleiro de gotejamento.
  8. Pressione simultaneamente os dois botões durante 3 segundos para sair do modo de descalcificação. Os botões piscam durante 25 segundos na fase de pré-aquecimento.
  9. Pronto! A sua máquina de café Inissia está pronta a ser utilizada novamente.

Como fazer a descalcificação da cafeteira Nespresso Essenza

  1. Ligue a máquina. Antes de iniciar o processo de descalcificação, não se esqueça de remover as cápsulas. Esvazie o recipiente de cápsulas usadas e o tabuleiro de gotejamento.
  2. Coloque um recipiente com capacidade até 1 l debaixo da saída de extração de café. Encha o depósito de água com cerca de 500 ml de água e junte a solução de descalcificação Nespresso.
  3. Para ativar o modo de descalcificação, espere até que os dois botões parem de piscar e, em seguida, pressione simultaneamente os dois botões durante 3 segundos. Os indicadores luminosos começam então a piscar rapidamente indicando que o ciclo de descalcificação está ativado.
  4. Pressione o botão “Lungo” para dar início ao processo de descalcificação.
  5. Quando parar de correr a água, encha novamente o depósito de água com a solução já usada.  Pressione o botão “Lungo” e deixe a solução de descalcificação fluir totalmente pela máquina.
  6. Para terminar, esvazie e enxague cuidadosamente o depósito de água. Encha-o novamente com água potável. Pressione o botão “Lungo” para esvaziar totalmente o conteúdo do depósito de água. Esvazie e enxague cuidadosamente o tabuleiro de gotejamento.
  7. Pressione simultaneamente os dois botões durante 3 segundos para sair do modo de descalcificação.
  8. Pronto, você concluiu o processo de descalcificar cafeteira Nespresso! A sua máquina Essenza está pronta a ser utilizada!

Como descalcificar cafeteira Nespresso Pixie

  1. Ligue a máquina. Antes de iniciar o processo de descalcificação, não se esqueça de remover as cápsulas. Esvazie o recipiente de cápsulas usadas e o tabuleiro de gotejamento.
  2. Coloque um recipiente com capacidade até 1 l sob da saída de extração de café. Encha o depósito de água com cerca de 500 ml de água e junte a solução de descalcificação Nespresso.
  3. Para ativar o modo de descalcificação, aguarde que os dois botões parem de piscar e, em seguida, pressione simultaneamente os dois botões durante 3 segundos. Os indicadores luminosos começam então a piscar rapidamente indicando que o ciclo de descalcificação está ativado. Pressione o botão “Lungo” para dar início ao processo de descalcificação.
  4. Quando parar de correr, encha novamente o depósito de água com a solução já usada. Pressione o botão “Lungo” e deixe a solução de descalcificação fluir totalmente pela máquina. Para terminar, esvazie e enxague cuidadosamente o depósito de água.
  5. Encha-o novamente com água potável. Pressione o botão “Lungo” para esvaziar totalmente o conteúdo do depósito de água. Esvazie e enxague cuidadosamente o tabuleiro de gotejamento.
  6. Pressione simultaneamente os dois botões durante 3 segundos para sair do modo de descalcificação.
  7. É isso! Você concluiu o processo de descalcificação da cafeteira Nespresso! A sua máquina Pixie está pronta a ser utilizada.

Como descalcificar cafeteira Nespresso Citiz

  1. Ligue a máquina. Mas antes de iniciar o processo de descalcificação, não se esqueça de remover as cápsulas. Esvazie o recipiente de cápsulas usadas, e o tabuleiro de gotejamento.
  2. Coloque um recipiente com capacidade até 1 l debaixo da saída de extração de café. Encha o depósito de água com cerca de 500 ml de água, e junte a solução de descalcificação Nespresso.
  3. Para ativar o modo de descalcificação, espere até que os dois botões parem de piscar e, em seguida, prima simultaneamente os dois botões durante 3 segundos. Os indicadores luminosos começam então a piscar rapidamente indicando que o ciclo de descalcificação foi ativado.
  4. Pressione o botão “Lungo” para dar início ao processo de descalcificação. Quando parar de correr, encha novamente o depósito de água com a solução já usada. Pressione o botão “Lungo” e deixe a solução de descalcificação fluir totalmente pela máquina.
  5. Para terminar, esvazie e enxague cuidadosamente o depósito de água. Encha-o novamente com água potável. Pressione o botão “Lungo” para esvaziar o conteúdo do depósito de água. Esvazie e enxague cuidadosamente o tabuleiro de gotejamento.
  6. Pressione simultaneamente os dois botões durante 3 segundos para sair do modo de descalcificação.
  7. Fim! O processo de descalcificar cafeteira Nespresso foi concluído! A sua máquina Citiz está pronta a ser utilizada.

Como descalcificar cafeteira Nespresso Cube

  1. Ligue a máquina. Antes de iniciar o processo de descalcificação, não se esqueça de remover as cápsulas. Esvazie o recipiente de cápsulas usadas, e o tabuleiro de gotejamento.
  2. Coloque um recipiente com capacidade até 1 l debaixo da saída de extração de café. Encha o depósito de água com cerca de 500 ml de água e junte a solução de descalcificação Nespresso.
  3. Para ativar o modo de descalcificação, espere até que os dois botões parem de piscar e, em seguida, pressione simultaneamente os dois botões durante 3 segundos. Os indicadores luminosos começam então a piscar rapidamente indicando que o ciclo de descalcificação está ativado.
  4. Pressione o botão “Lungo” para dar início ao ciclo de descalcificação. Quando parar de correr, encha novamente o depósito de água com a solução já usada. Pressione o botão “Lungo” e deixe a solução de descalcificação fluir totalmente pela máquina
  5. Para terminar, esvazie e enxague cuidadosamente o depósito de água. Encha-o novamente com água potável. Pressione o botão “Lungo” para esvaziar o conteúdo do depósito de água. Esvazie e enxague cuidadosamente o tabuleiro de gotejamento.
  6. Pressione simultaneamente os dois botões durante 3 segundos para sair do modo de descalcificação.
  7. Pronto! Você concluiu a descalcificação cafeteira Nespresso! A sua máquina Le Cube está pronta a ser utilizada.

Como fazer a descalcificação da cafeteira Nespresso Latissima

  1. Ligue a máquina. Antes de iniciar o processo de descalcificação, não se esqueça de remover as cápsulas. Coloque o bico de água quente. Esvazie o recipiente de cápsulas usadas, o tabuleiro de gotejamento e o depósito de água.
  2. Encha o depósito de água com cerca de 500 ml de água e junte a solução de descalcificação Nespresso. Coloque um recipiente com capacidade até 600 ml debaixo da saída de extração de e outro, também com capacidade até 600 ml, debaixo do bico de vapor.
  3. Para ativar o modo de descalcificação espere até que os botões parem de piscar e, em seguida, prima simultaneamente os botões “Macchiato” e “Lungo” durante 5 segundos. O botão “Lungo” começa então a piscar rapidamente indicando que o ciclo de descalcificação está ativado. Prima o botão “Lungo” para dar início ao processo de descalcificação.
  4. A solução de descalcificação irá correr alternadamente pela saída de extração de café e pelo bico de água quente. Espere até que o botão “Lungo” seja o único piscar.
  5. Esvazie o tabuleiro de gotejamento e enxague cuidadosamente o depósito de água. Encha-o novamente com água potável até ao nível máximo. Coloque novamente os dois recipientes conforme indicado anteriormente.
  6. Pressione o botão “Lungo”. Os botões “Lungo” e “Macchiato” irão piscar alternadamente. A água corre pela saída de extração de café e pelo bico de água quente. A máquina parará quando o ciclo de descalcificação estiver concluído.
  7. Esvazie o tabuleiro de gotejamento, e limpe a máquina com um pano úmido.
  8. É isso! O processo de descalcificação está concluído, e a sua máquina Lattissima está pronta a ser utilizada.

Como descalcificar cafeteira Nespresso Latissima +

  1. Ligue a máquina. Antes de iniciar o processo de descalcificação, não se esqueça de remover as cápsulas. Esvazie o recipiente de cápsulas usadas, o tabuleiro de gotejamento e o depósito de água. Encha o depósito de água com cerca de 500 ml de água e junte a solução de descalcificação Nespresso.
  2. Abra o painel frontal e coloque o bico de água quente. O indicador luminoso cor de laranja do botão “Cappuccino” piscará indicando que o modo de descalcificação está ativado.
  3. Coloque um recipiente com capacidade até 1 l debaixo da saída de extração de café e do bico de vapor. Pressione o botão “Cappuccino” para dar início ao processo de descalcificação. A solução de descalcificação irá correr alternadamente pela saída de extração de café e pelo bico de água quente.
  4. Espere até que o botão “Cappuccino” seja o único piscar. Esvazie o tabuleiro de gotejamento e enxague cuidadosamente o depósito de água.
  5. Encha-o novamente com água potável até ao nível máximo. Coloque novamente o recipiente conforme indicado anteriormente. Pressione o botão “Cappuccino”. Os botões “Cappuccino” e “Macchiato” irão piscar alternadamente.
  6. A água corre pelo bico de água quente e depois pela saída de extração de café. A máquina parará quando o ciclo de descalcificação estiver concluído.
  7. Retire e guarde o bico de descalcificação. Esvazie o tabuleiro de gotejamento. Limpe a máquina com um pano úmido.
  8. Fim! Você concluiu o processo de descalcificar cafeteira Nespresso! Agora sua máquina Lattissima+ está pronta para ser utilizada!

Como descalcificar cafeteira Nespresso Latissima Premium

  1. Ligue a máquina. Antes de iniciar o processo de descalcificação, não se esqueça de remover as cápsulas. Coloque o bico de água quente. Esvazie o recipiente de cápsulas usadas, o tabuleiro de gotejamento e o depósito de água.
  2. Encha o depósito de água com cerca de 500 ml de água e junte a solução de descalcificação Nespresso. Coloque um recipiente com capacidade até 600 ml debaixo da saída de extração de café e outro, também com capacidade até 600 ml, debaixo do bico de vapor.
  3. Para ativar o modo de descalcificação, espere até que os botões parem de piscar e, em seguida, pressione simultaneamente os botões “Macchiato” e “Lungo” durante 5 segundos. O botão “Lungo” começa então a piscar rapidamente indicando que o ciclo de descalcificação está ativado.
  4. Pressione o botão “Lungo” para dar início ao ciclo de descalcificação. A solução de descalcificação irá correr alternadamente pela saída de extração de café e pelo bico de água quente. Espere até que o botão “Lungo” seja o único piscar.
  5. Esvazie o tabuleiro de gotejamento e enxague cuidadosamente o depósito de água. Encha-o novamente com água potável até ao nível máximo. Coloque novamente os dois recipientes conforme indicado anteriormente, e pressione o botão “Lungo”.
  6. Os botões “Lungo” e “Macchiato” irão piscar alternadamente. A água corre pela saída de extração de café e pelo bico de água quente. A máquina parará quando o ciclo de descalcificação estiver concluído.
  7. Esvazie o tabuleiro de gotejamento. Limpe a máquina com um pano úmido.
  8. É só isso! Você terminou o processo de descalcificação da cafeteira Nespresso! A sua máquina Lattissima Premium está pronta a ser utilizada.

Como descalcificar cafeteira Nespresso Maestria

  1. Desligue a máquina. A seguir, gire o botão “Espresso” para a posição 4, e o botão “Lungo” para a posição 1. Levante e baixe a alavanca para remover as cápsulas. Esvazie o tabuleiro de gotejamento e o recipiente de cápsulas usadas.
  2. Para iniciar o processo de descalcificação, ligue a máquina com o botão “Espresso” pressionado. Coloque o conteúdo de dois envelopes de solução de descalcificação Nespresso no depósito de água, e encha-o com água potável.
  3. Coloque um recipiente com capacidade até 750 ml debaixo da saída de extração de café e outro, também com capacidade até 750 ml, debaixo do bico de vapor.
  4. Coloque a alavanca na posição «STEAM» (vapor). E pressione o botão “Lungo” para dar início ao processo de descalcificação.
  5. A mistura de água e solução de descalcificação irá correr alternadamente pelo bico de vapor e pela saída de extração de café. Não mexa na máquina durante este processo.
  6. Assim que o indicador luminoso do meio deixar de piscar, o processo de descalcificação estará concluído. Esvazie e enxague cuidadosamente o depósito de água, o recipiente de cápsulas usadas e o tabuleiro de gotejamento.
  7. Encha o depósito de água com água potável. Coloque novamente um recipiente vazio debaixo da saída de extração de café e do bico de vapor. Para enxaguar, gire o botão “Lungo” para a posição 2 e depois empurre o botão. A água corre alternadamente pelo bico de vapor e pela saída de extração de café.
  8. Quando o ciclo de enxaguamento estiver concluído acender-se-á o indicador luminoso. Gire a alavanca do vapor para a posição “OFF”,  esvazie, enxague e coloque novamente o recipiente de cápsulas usadas e tabuleiro de gotejamento. Limpe a máquina com um pano úmido.
  9. Fim! Você descalcificou a cafeteira Nespresso! A sua máquina MAESTRIA está pronta a ser utilizada.

Como descalcificar cafeteira Nespresso Gran Maestria

  1. Para começar, desligue a máquina e gire o botão “Café” para a posição 4. Em seguida, gire o botão “Lungo” para a posição 1. Levante e baixe a alavanca para remover as cápsulas, e esvazie o tabuleiro de gotejamento e o recipiente de cápsulas usadas.
  2. Para iniciar o processo de descalcificação, ligue a com o botão “Espresso” pressionado. Coloque o conteúdo de dois envelopes de solução de descalcificação Nespresso no depósito de água e encha-o com água potável.
  3. Coloque uma xícara virada para baixo no dispositivo de aquecimento de xícaras. Faça uma leve pressão na xícara para iniciar o processo de descalcificação do dispositivo de aquecimento de xícaras. Mantenha a pressão. Atenção: a xícara pode aquecer; para evitar queimar-se, segure-a com um pano.
  4. Quando o tabuleiro de gotejamento estiver cheio, esvazie-o e repita o processo até o indicador luminoso do meio parar de piscar e o indicador luminoso da direita se acender. Esvazie o tabuleiro de gotejamento.
  5. Coloque um recipiente com capacidade até 1,5 l debaixo da saída de extração de café. Pressione o botão “Lungo” para iniciar o processo de descalcificação da saída de extração de café. Não mexa na máquina durante este processo.
  6. Quando o processo de descalcificação estiver concluído, os indicadores luminosos da direita e do meio deixarão de piscar e o indicador luminoso da esquerda acender-se-á.
  7. Esvazie e enxague cuidadosamente o tabuleiro de gotejamento e o depósito de água. Encha o depósito de água com água potável. Gire o botão “Lungo” para a posição 2 para ativar o modo de enxaguamento. Coloque outra xícara limpa no dispositivo de aquecimento de xícaras e aplique pressão para iniciar o enxaguamento. Mantenha a pressão.
  8. Quando o tabuleiro de gotejamento estiver cheio, deixe de aplicar pressão na xícara e esvazie o tabuleiro. Repita este procedimento até o indicador luminoso do meio parar de piscar e o indicador luminoso da direita se acender.
  9. Esvazie e enxague o tabuleiro de gotejamento. Coloque um recipiente debaixo da saída de extração de café. Pressione o botão “Lungo” para enxaguar a saída de extração de café.
  10. Assim que esta fase estiver concluída, esvazie e coloque novamente o recipiente de cápsulas usadas e o tabuleiro de gotejamento. Limpe a máquina com um pano úmido.
  11. Prontinho! Concluído o processo de descalcificar cafeteira Nespresso! A sua máquina GRAN MAESTRIA está pronta a ser utilizada.

Como descalcificar cafeteira Nespresso U (série anterior a 13142)

  1. Antes de iniciar o processo de descalcificação, esvazie o recipiente de cápsulas usadas e o tabuleiro de gotejamento.
  2. Coloque um recipiente vazio com capacidade para 1 litro por baixo da saída do café. Encha o depósito de água com cerca de 500 ml de água e junte a solução de descalcificação Nespresso.
  3. Ligue a sua máquina, abrindo ligeiramente o slider ou premindo um botão. Para ativar o modo de descalcificação, aguarde até que os botões parem de piscar. Em seguida, pressione e mantenha premidos simultaneamente os três botões durante 3 segundos.
  4. A máquina emite um sinal sonoro e os 3 botões piscam rapidamente para indicar a ativação do modo de descalcificação. Se o slider estiver fechado, basta pressionar um dos botões para dar início ao processo de descalcificação.
  5. Se o controle deslizante estiver aberto, feche-o para dar início do processo de descalcificação.
  6. Assim que o fluxo tiver terminado, encha novamente o depósito de água com a solução já utilizada. Pressione um botão e permita que toda a solução de descalcificação flua pela máquina.
  7. Para completar o ciclo de lavagem, esvazie e enxague o depósito de água. Encha o depósito de água com água potável. Pressione um dos botões para iniciar o ciclo de lavagem. A máquina irá parar automaticamente.
  8. Esvazie e enxague o tabuleiro de gotejamento. Pressione e mantenha pressionado simultaneamente os três botões durante 3 segundos para sair do modo de descalcificação.
  9. A máquina emite um sinal sonoro para confirmar a conclusão do procedimento.
  10. É isso, você concluiu o processo de descalcificar cafeteira Nespresso! A sua máquina U está pronta a ser utilizada.

Como fazer a descalcificação da cafeteira Nespresso U (série posterior a 13142)

  1. Antes de iniciar o processo de descalcificação, esvazie o recipiente de cápsulas usadas e o tabuleiro de gotejamento. Coloque um recipiente vazio com capacidade para 1 litro por baixo da saída do café.
  2. Encha o depósito de água com cerca de 500 ml de água e junte a solução de descalcificação Nespresso. Ligue a sua máquina, abrindo ligeiramente o slider ou pressionando um botão.
  3. Para ativar o modo de descalcificação, espere até deixar de piscar. Em seguida, pressione simultaneamente os três botões durante 3 segundos. A máquina emite um sinal sonoro para indicar que está em operação.
  4. Abra o slider. Em seguida, pressione simultaneamente os três botões durante 3 segundos. A máquina emite um sinal sonoro para indicar que está em operação. Os 3 botões irão piscar rapidamente, indicando que o modo de descalcificação está ativado. Feche o slider para começar.
  5. Assim que o fluxo tiver terminado, encha novamente o depósito de água com a solução já utilizada. Pressione um botão e permita que toda a solução de descalcificação flua pela máquina.
  6. Para completar o ciclo de lavagem, esvazie e enxague o depósito de água. Encha o depósito de água com água potável. Pressione um dos botões para iniciar o ciclo de lavagem. A máquina irá parar automaticamente.
  7. Esvazie e enxague o tabuleiro de gotejamento. Pressione e mantenha pressionados simultaneamente os três botões durante 3 segundos para sair do modo de descalcificação. A máquina emite um sinal sonoro para confirmar a conclusão do procedimento.
  8. Terminou! Você concluiu o processo de descalcificar cafeteira Nespresso! A sua máquina U está pronta para ser utilizada!

Descalcificação da Três Corações

Se você tem uma cafeteira Três, e quer saber como fazer a descalcificação, falamos sobre a descalcificação  da Três Corações neste post.

1 comentário em “Como descalcificar cafeteira Nespresso (vídeo)”

Deixe um comentário